Informamos que a Anvisa atualizou em seu portal as informações sobre suplementos alimentares. A principal novidade é a disponibilização de uma nova ferramenta que permite a qualquer cidadão realizar buscas dos ingredientes autorizados para uso em suplementos alimentares.

O painel inclui tanto os constituintes aprovados pela Instrução Normativa 28/2018, como aqueles autorizados após a publicação da norma por meio de resoluções específicas. Nesta ferramenta é informado também qual especificação de referência foi utilizada pela Anvisa para inclusão do composto fonte na lista positiva. No caso de ingredientes que não possuem especificação publicada em compêndio de referência, foi disponibilizado o fabricante do ingrediente que teve a especificação aprovada pela Anvisa.

Também foi criado um infográfico com orientações-chave direcionadas aos consumidores, incluindo a finalidade de uso dos suplementos, o público-alvo, a composição, os benefícios e as proibições relacionadas aos suplementos.

Essa base de dados tem o objetivo de facilitar o acesso a informações claras sobre os suplementos alimentares, tanto para consumidores quanto para empresas do setor produtivo e órgãos do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

Clique aqui para acessar a Ferramenta de Suplementos

E confira o quadro resumo abaixo

.